Município de Torres Novas
Rota pela FlorestaData |
30 de novembro de 2017
Entidades envolvidas na Rota pela Floresta |
– Escola Básica Dr. António Chora Barroso
– Escola Básica de Manuel de Figueiredo
– Escola Básica e Secundária de Artur Gonçalves
– Escola Secundária de Maria Lamas
– Escola Profissional de Torres Novas
– Jardim de Infância do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta
– Colégio Andrade Corvo
Mapa |
Breve descrição |
No dia 30 de novembro de 2017, procedeu-se à plantação de pinheiros e sobreiros num terreno perto da zona industrial de Torres Novas. Este terreno já tinha sido alvo de intervenção no ano passado, com a plantação de pinheiros feita por alunos das Eco-Escolas. Este ano, o terreno foi limpo e foram plantados pinheiros, para substituir os que entretanto tinham secado, e sobreiros, para evitar a monocultura e porque no terreno já existiam sobreiros. A plantação foi feita por cerca de 150 alunos que frequentam as Eco-Escolas do Município de Torres Novas, com o apoio dos seus professores e funcionários do Município. Esta iniciativa, inserida na Rota pela Floresta, também teve como objetivo celebrar a semana da reflorestação nacional, no âmbito da iniciativa Plantar Portugal. Após a plantação das árvores foi pedido aos alunos que apresentassem propostas e compromissos para a proteção e gestão sustentável dos ecossistemas no nosso concelho.
“Para o aquecimento global travar, mais árvores vamos plantar!”
“Acabar definitivamente com a vergonha e crime ambiental da poluição na ribeira da boa água e Rio Almonda. Respeite seres vivos e suas formas de vida!”
“Prometemos cuidar e preservar as plantas e promover hábitos saudáveis e de preservação da Natureza e toda a comunidade escolar”.
“Vamos ajudar a replantar para o universo melhorar.
Vamos Plantar Portugal e tonar a floresta especial”.
“Se bem queres viver, ajuda o planeta a crescer. Vamos cuidar das árvores!!!”
“Reduzir para equilibrar; reutilizar para renovar; reciclar para regenerar; reparar para rentabilizar; quatro R’s a não esquecer para ver a natureza viver!”
“Cuidar/preservar o ambiente dando continuidade a todas as tarefas que como Eco-Escola ao longo dos anos temos realizado. Vigilantes do ambiente, recolha de tampinhas, patrulha energia, patrulha fugas de água, etc…
Momentos |
Ecos |
Avaliação |
Não foi feita avaliação formal da atividade. Contudo, pode-se observar no dia que os alunos que participaram na atividade estavam motivados para a plantação e para a temática, talvez devido a este ter sido um ano muito marcado por incêndios em Portugal e por este já ser o segundo ano em que se procede à plantação de árvores neste terreno. Os alunos puderam ver o desenvolvimento das árvores que foram plantadas por eles o ano passado e proceder à plantação de mais árvores.
Apoios |
Os apoios para esta atividade foram do Município de Torres Novas e da ABAE.