Município de Aveiro

Rota pela Floresta

Data |

– 12,16,19,20,21,22 e 26 de Março de 2018

– 9,10,11,13,16,17,19,20,24,26,27 e 30 de Abril de 2018

– 9 e 23 de Maio de 2018

Entidades envolvidas |

– Centro Educativo de São Bernardo
– Centro Educativo do Solposto
– Escola EB1 de Areias de Vilar
– Escola EB1 dos Areais
– EB1/JI da Presa
– Escola EB2/3 de S. Bernardo
– Escola Secundária José Estevão
– Escola EB1 de Azurva
– Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima
– Escola Básica da Glória
– Escola Básica da Barrocas
– Escola Básica da Santiago
– Centro Escolar de S. Jacinto
– Escola EB 2,3 João Afonso de Aveiro
– Escola EB23 Rio Novo do Príncipe
– Escola Secundário Dr. Mário Sacramento
– Colégio D. José I
– Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ)
– Centro Social de Santa Joana Princesa
– Estabelecimento de Ensino de Santa Joana
– Escola Profissional de Aveiro
– Florinhas do Vouga
– Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
– Junta de Freguesia de S. Jacinto
– Junta de Freguesia de Santa Joana
– Junta de Freguesia de S. Bernardo
– Universidade de Aveiro: Projeto EduPark e Herbário do Departamento de Biologia

 

Mapa |

Breve descrição |

A Rota pela Floresta teve início no Concelho de Aveiro, no dia 12 de março, no Centro Educativo do Solposto. A atividade foi realizada no espaço exterior da escola e consistiu no embelezamento das canteiros com flores.

O Centro Educativo dos Areais assinalou a iniciativa, no dia 19 de março, com a preparação do terreno da horta e da estufa para as sementeiras e para as plantações da Primavera.

No dia 20 de março a atividade decorreu na Ribeira de Vilar e contou com a participação de duas turmas – 3ºE com 23 alunos e 4ºE com 22 alunos da escola EB1 de Areias de Vilar. Os alunos acompanhados pelas respetivas professoras, fizeram esta atividade que se iniciou às 14h e 30m.  Foram percorridos cerca de700 metros junto à ribeira. Observaram: aves, plantas e algumas árvores. Entre as plantas tiveram oportunidade de ver jarros que nascem junto à água da ribeira, agriões. Viram figueiras, vimeiros, marmeleiros. Observaram algumas hortas particulares com cercas feitas de vimes. Viram grandes quantidades de bambu.

No âmbito desta atividade o Parque Infante D. Pedro recebeu as visitas da Escola Secundária José Estevão – 60 alunos e 4 professores (21 mar), Escola da Glória – 24 alunos e 2 professores (11 abr), EB23 João Afonso de Aveiro (16, 17 e 19 abr) e Escola Secundária Dr. Mário sacramento – 25 alunos do 8ºano e 2 professoras (16 abr).

Foram observadas árvores exóticas de vários pontos do globo e também espécies da floresta autóctone. Houve a ajuda da aplicação para telemóvel EduPark, desenvolvida pela Universidade de Aveiro. Esta atividade possibilitou conhecer, de uma forma lúdica, a flora e o património histórico do Parque Infante D. Pedro.

A biodiversidade promovida por este espaço tem um valor ecológico muito grande contribuindo para a purificação do ar, para a diminuição da poluição sonora, para diminuir a velocidade do vento e diminuição do impacto das chuvas. Proporciona também refúgio para várias espécies de animais.

Os alunos manifestaram muito interesse pelas atividades desenvolvidas.

 


 

Sugestões e compromissos |

Sugestões e compromissos |

Sugestões e compromissos |

Sugestões e compromissos |

Sugestões e compromissos |

Sugestões e compromissos |

Sugestões e compromissos |

Sugestões e compromissos |

“A Rota pela Floresta, uma ação a iniciar, onde todos os alunos irão participar.”

“Na escola do Solposto os canteiros embelezaram, com flores de várias cores que a todos alegraram.”

Centro Educativo do Solposto

“A floresta e o ambiente vamos preservar. A correr e a saltar a energia vamos todos poupar para o nosso planeta melhorar. Somos defensores da floresta e vigilantes vamos estar!.”

Centro Educativo da Presa

“Nós gostamos de ajudar o ambiente e por isso é preciso cuidar dele. Na sexta-feira dedicámos o nosso tempo à horta e à estufa. Pegámos na enxada, no sacho, no ancinho, na sachola e na pá e mãos à obra. Cavámos, sacámos, arrancámos as ervas daninhas (invasoras), tirámos pedras e alisámos o terreno. Está tudo pronto para as sementeiras e as plantações da primavera!.”

Centro Educativo dos Areais

“Pela Ribeira de Vilar nós fomos passear

Passear e lixo apanhar

Apanhar para o ambiente ajudar

Ajudar a reciclar

Reciclar e os resíduos separar

Separar e no ecoponto colocar

Colocar a nossa escola na rota pela Floresta

Floresta que devemos preservar.”

E.B. de Areias de Vilar

“O Parque Infante D.Pedro é um pequeno tesouro de biodiversidade no centro da cidade. Na atividade foram observadas árvores exóticas muito diversas, de várias partes do globo, mas também floresta autóctone. A Edupark foi uma grande ajuda. Para alunos e professores participantes foi tempo de recordações, redescobertas e de valorização deste importante património na cidade.”

Escola Secundária José Estêvão

“A Escola Profissional de Aveiro deslocou-se até ao Cais da Fonte Nova para observar, identificar e fotografar as diversas espécies existentes no local. Foi também um momento de descoberta e partilha de saberes sobre património, cultura e tradições da cidade de Aveiro.”

Escola Profissional de Aveiro

“As marinhas de sal ou salinas (marinha de santiago da fonte) são cada vez mais reconhecidas pela sua importância ecológica, visto serem um local de abrigo e refúgio para muitas aves aquáticas, contribuindo para a sua conservação e preservação.”

“Incentivam o regresso da salicultura, durante muito tempo a principal atividade económica da região de Aveiro, é uma forma de contribuir para a manutenção destes locais essenciais à conservação dos valores naturais e da biodiversidade.”

“Saber identificar as espécies de flora características das salinas para sensibilizar para a sua conservação. Conhecer para preservar!.”

Centro de Infância Arte e Qualidade

“A nossa “rota” passou no jardim do Rossio, onde se observou uma grande diversidade de espécies, tanto terrestres (palmeiras, gramineas, gaivotas, pardais, joaninhas…) como aquáticas, vivendo no canal da Ria de Aveiro. Fotografámos alguns momentos do dia a dia atarefado de algumas espécies que aqui habitam, mas também das espécies que levam uma vida mais calma. Jardim do Rossio – Grande biodiversidade no centro da nossa cidade!.”

 

Estabelecimento de Ensino Santa Joana

“Na rota da floresta, todos conseguimos participar numa trégua que a chuva nos deu e o campo lá fomos limpar. Plástico e papéis apanhámos ao lado de dois belos pinheiros e muitos presentes caninos que achámos e não são de cães rafeiros.”

“Quem por aqui seus animais passeia prevenido devia andar, pois as pessoas são tão distraídas que outros perigos poderão encontrar. O poço é um perigo a espreitar atrás de arbustos e de um canavial. Dele nos devemos afastar nesta grande aventura florestal.”

 

E.B. das Barrocas

“Um parque belo, lindo e verdejante, excelente para passear e brincar. Sempre pronto para quem lá passa, sempre pronto para quem lá está! O parque está sempre limpo e asseado, é bonito e tem um lago com vários patos! Tem muito verde e até podemos andar de bicicleta, reza a lenda que já houve lá uma macaca a viver!.”

“Um parque belo e cativante, cheio de flores e árvores doces e com frutos. Ao final do dia, os patos nadam pelos lagos à espera que as pessoas lhes dêem de comer. Foi atribuído ao parque o nome de um Infante. Nas frescas manhãs os adolescentes preparam-se para lá ir e jogar futebol. E não esquecer que lá dá para fazer piqueniques!.”

 

E.B. da Glória

“Nós prometemos muito a sério ser defensores da floresta.”

“Um parque belo e cativante, cheio de flores e árvores doces e com frutos. Ao final do dia, os patos nadam pelos lagos à espera que as pessoas lhes dêem de comer. Foi atribuído ao parque o nome de um Infante. Nas frescas manhãs os adolescentes preparam-se para lá ir e jogar futebol. E não esquecer que lá dá para fazer piqueniques!.”

 

E.B. de Santiago

“Para preservar este ecossistema e outros do nosso concelho, propomos: Incentivar/participar na limpeza dos ecossistemas; caminhar sempre pelos trilhos; controlar/evitar a introdução de espécies exóticas; participar em campanhas de reflorestação; proteger as espécies autóctones; recolher os dejetos do teu animal de estimação.”

 

 

Escola Secundária Dr. Mário Sacramento

“A nossa rota das florestas explorou e identificou a biodiversidade em termos de flora (espécies nativas), exóticas e exóticas invasoras de uma parte do Baixo Vouga lagunar junto à confluência do Rio Novo do Príncipe com o Rio Vouga. As espécies identificadas estão supra citadas e para protegermos a nossa floresta autóctone propomos que sejam efetuadas as seguintes intervenções: remoção das invasoras e limpeza do banco de sementes por elas deixadas, através do descasque e eventualmente através da técnica de injecção com produtos químicos.”

 

 

Escola EB23 Rio Novo do Príncipe

Fomos plantar árvores no parque de S. Bernardo

 Levamos cameleiras, cerejeiras e

 Outras plantas para a atividade

 Rota pela Floresta

 Especial e interessante foi este dia

 Somos uma Eco-escola de verdade

 Todos unidos a ajudar

 A natureza com alegria vamos cuidar.”

 

 

Centro Educativo de S. Bernardo

“Preservar o meio ambiente é preservar a vida. Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Nós cuidamos do ambiente!. Todos unidos a favor da natureza!.”

 

 

Escola EB2/3 de S. Bernardo

“A nossa atividade consistiu no arranque de espécies invasoras na Reserva de São Jacinto! Ainda colocámos pinhões na terra. Esperamos ver pinheiros brevemente! Protege a floresta ela respira por ti!.”

 

 

Centro Escolar de S. Jacinto

“Realizámos uma atividade na Pateira de Taboeira, com o objetivo de conhecer e compreender para preservar!”

 

 

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

“Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo comprometem-se a deixar de usar palhinhas e reduzir os sacos e embalagens de plástico utilizados na escola e em casa.”

“Os alunos do 2º e 3º ciclos comprometem-se a reduzir o consumo de água nos balneários fechando-se as torneiras quando nos ensaboamos.”

“Os alunos dos cursos profissionais comprometem-se a reciclar e reutilizar durante os seus estágios profissionais.”

 

 

Colégio D. José I

“A árvore é uma riqueza que devemos cuidar, ela dá-nos o oxigénio para podermos respirar!.”

“Quero salvar a natureza, e uma árvore vou plantar, vou pedir aos meus amigos para virem ajudar!.”

“Os alunos comprometem-se a reduzir e a reciclar o lixo. Vamos utilizar sempre que possível as energias renováveis. Vamos plantar plantas no recreio da escola.”

 

 

Escola João Afonso de Aveiro

“Para proteger as dunas de S. Jacinto plantámos estorno. Não podemos pôr lixo na areia, nem no mar porque os peixes podem morrer. Semeamos sementes de pinheiro para termos oxigénio e para quando cortarem já termos outros a nascer!”

 

 

 

Florinhas do Vouga

Momentos |

 

 

 

Ecos |

Avaliação |

Tratou-se de uma iniciativa muito enriquecedora e que ajudou a promover a prática de atividades de conservação e valorização dos espaços verdes/floresta.

É de referir que embora o calendário inicialmente proposto para a Rota tenha sofrido várias alterações, devido às condições climatéricas, todas as 22 Eco-Escolas envolvidas consideram que os alunos participaram ativamente nas atividades, mostrando-se interessados e participativos.

Apoios |

– Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

– Junta de Freguesia de S. Jacinto

– Junta de Freguesia de Santa Joana

– Junta de Freguesia de S. Bernardo

– Universidade de Aveiro: Projeto EduPark e Herbário do Departamento de Biologia