Município de Amadora

Rota pela Floresta

Data |

Entre 15-03-2018 e 22-03-2018

Entidades envolvidas |

– EB 2,3 Almeida Garrett
– Colégio de Alfragide
– Agência Portuguesa do Ambiente
– Junta de Freguesia de Alfragide
– Associação Cultural Moinho da Juventude
– EB 2,3 Pedro D’Orey da Cunha
– Junta de Freguesia de Águas Livres
– AURPID – Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Damaia
– PSP – Escola Segura, 63ª Esquadra LX
– EB1/JI Sacadura Cabral
– EB 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen
– Escola Secundária Fernando Namora
– Junta de Freguesia da Encosta do Sol
– JI n.º 2 da Brandoa
– EB1/JI Vasco Martins Rebolo
– EB 2,3 Roque Gameiro
– Escola Secundária da Amadora
– EB 2,3 D. Francisco Manuel de Melo
– Escola Secundária Seomara da Costa Primo
– Regimento de Lanceiros n.º 2
– EB1/JI Brandoa
– EB1 Artur Martinho Simões
– ASSORPIM – Associação de Solidariedade Social para Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia da Mina
– Junta de Freguesia da Mina de Água

Mapa |

Breve descrição |

A iniciativa Rota pela Floresta decorreu na Amadora entre 15 e 22 de março de 2018, integrando-se como uma das atividades comemorativas do Dia Mundial da Floresta dinamizadas no concelho. O Município da Amadora tratou de toda a logística associada a este evento, organizou o percurso realizado pelas 16 Eco-Escolas participantes, dinamizou atividades de plantação, sempre que possível, em espaços verdes do concelho, e convidou outras entidades intervenientes na área envolvente aos locais considerados para esses momentos simbólicos.

A iniciativa foi planificada privilegiando juntar as escolas em espaços verdes do concelho relativamente próximos, para aí ser dinamizada uma atividade conjunta com entidades intervenientes também nessas imediações. Foram desenvolvidas atividades nos espaços verdes do concelho: Parque Urbano de Alfragide, Jardim 25 de Abril (freguesia de Águas Livres), Jardim Luís de Camões (na Brandoa), Instalações do Regimento de Lanceiros n.º2, e Parque Fonte das Avencas. À exceção do último mencionado, as escolas participantes realizaram plantações nestes espaços, dando primazia às espécies autóctones. A Rota da Amadora pela Floresta culminou com a entrega dos testemunhos ao Sr. Vereador responsável pelo Pelouro do Ambiente, no Parque Fonte das Avencas, uma das principais manchas florestais do concelho, recentemente reabilitado pela CM da Amadora e transformado num espaço de lazer para a população.

Aberto ao público a 17 de fevereiro de 2018, a requalificação patrimonial da Fonte das Avencas revestiu-se de grande importância para o Município em termos naturais, constituindo-se como o pulmão verde da cidade da Amadora, com cerca de 4,5 hectares sobretudo de espaço florestal, onde predomina o pinhal e o carrascal. O Parque Fonte das Avencas permite a prática de desporto ao ar livre, de atividades lúdicas, proporcionando um local aprazível de bem-estar e em harmonia com a natureza. Os participantes na Rota pela Floresta puderam realizar, no último dia desta, um pequeno circuito de reconhecimento deste espaço, ao qual se seguiu o momento de entrega dos testemunhos. Estes foram lidos atentamente e também o Município registou o seu compromisso com a Floresta e com os Espaços Verdes Urbanos, prometendo dar continuidade às sugestões possíveis registadas pelos alunos e entidades ao longo desta iniciativa.

Assim, além do preenchimento e passagem dos testemunhos (pá, pergaminho e bandeira da rota), os alunos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer alguns dos espaços verdes do concelho, muitos deles próximos da sua escola, tendo sido dado destaque para a necessidade da sua proteção e preservação, quer em contexto urbano, quer florestal.

No caso das atividades dinamizadas pelas escolas, foram realizadas plantações em vaso, a plantação de uma árvore no espaço exterior da escola, visita às instalações da escola, a apresentação e exploração da música “Uma árvore, um amigo”, e feita a leitura de poemas em alemão alusivos à árvore.

Entre alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e representantes das entidades, durante 5 dias estiveram envolvidos, no total, cerca de 570 participantes nesta iniciativa, 470 dos quais alunos. Com vista à promoção da mobilidade sustentável, a maioria das deslocações foram efetuadas a pé, tendo as mesmas sido acompanhadas por agentes da PSP – Escola Segura.

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

“Participar anualmente em campanhas de plantação de uma árvore num espaço verde do concelho. Promover caminhadas entre os parques através dos percursos pedonais do concelho. Desenvolver atividades lúdicas e desportivas nos parques e jardins junto à escola. Realizar piqueniques nas matas e jardins com a comunidade escolar. Melhorar os espaços verdes e cuidar dos espaços exteriores da escola.”

Escola Básica 2,3 de Almeida Garrett

“Criar jardins comunitários (no qual a população pode ser ativa). Aumentar as zonas de ecoponto. Reduzir a construção urbana e desenvolvimento de mais espaços verdes. Evitar o corte de árvores desnecessário. Criar parques animais (dog park). Manutenção dos espaços verdes.”

Colégio de Alfragide

“Reafirmar o nosso empenho nas parcerias estabelecidas neste concelho em prole de um ambiente mais sustentável rumo a uma cidade mais ativa.”

Agência Portuguesa do Ambiente

“No âmbito da economia sustentável, compromete-se na preservação, manutenção e ampliação de todas as zonas verdes da freguesia e em contribuir para que a nossa zona seja considerada uma referência pela positiva no concelho da Amadora.”

Junta de Freguesia de Alfragide

” A ACMJ propõe como medidas sustentáveis para a proteção e gestão sustentável dos ecossistemas do concelho: A manutenção e expansão das zonas verdes e zonas permeáveis do concelho; A recusa no corte desnecessário de espécies arbóreas; A criação de um índice de felicidade e utilização dos espaços verdes, de modo a tentar aferir se os munícipes utilizam os espaços e se não o porquê; e também tentar perceber como é que esses espaços os fazem sentir.”

Associação Cultural Moinho da Juventude

” A praceta Luís Verney, na Damaia, traseiras das pracetas Marquês de Castelo Novo e S. Jorge da Mina, foi totalmente alcatroada não tendo sido colocado qualquer tipo de vegetação.

Sabendo que as árvores e os arbustos podem ter um efeito indireto na qualidade do ar e que contribuem para a regulação da temperatura e humidade, seria importante, para a qualidade deste espaço e consequentemente para a vida das pessoas que ali habitam, que fossem plantados alguns exemplares de espécies adequadas a uma zona urbana.

Mesmo junto à entrada da nossa escola, há um espaço verde que se encontra um pouco abandonado e a precisar de uma intervenção de modo a tornar-se um local mais agradável.”

EB 2,3 Pedro D’Orey da Cunha

“A autarquia compromete-se em assegurar de forma sustentável a manutenção e conservação das áreas verdes da Freguesia, tendo sempre em conta a preservação das espécies protegidas, a sensibilização ambiental e a preservação dos recursos hídricos.”

Junta de Freguesia de Águas Livres

“Comprometemo-nos a cuidar atentamente das árvores plantadas no Jardim 25 de Abril, bem como comprometemo-nos a evitar a poluição deste jardim.”

Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos da Damaia – AURPID

“Não queimar as florestas. A floresta é nossa amiga! Protege a floresta. Devemos preservá-la para termos um mundo melhor. Floresta é vida! Não devemos deitar lixo para o chão nem fazer fogueiras nas florestas. Não poluir o ambiente com lixo. A floresta está cheia de vida, beleza e tranquilidade, por isso temos que cuidar dela como se fosse a nossa melhor amiga. Nós devemos proteger as florestas contra os fogos. Devemos proteger as árvores para termos ar puro!… Todos os seres vivos têm direito à vida! A floresta é nossa amiga devemos cuidar dela. Para bem viver a floresta devemos proteger. As florestas devem ser bem cuidadas para não matar os seres vivos. A floresta dá-nos oxigénio e uma diversidade de matérias-primas, sendo também o habitat natural dos animais.”

EB1/JI Sacadura Cabral

“Não devemos deitar o lixo para o chão. Não queimar e fazer fogueiras perto ou dentro de um campo ou florestas. Devemos proteger as árvores. Não devemos poluir a natureza, é importante para preservar a natureza e a vida.”

EB 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen

” An einen Baum ist alles sinvoll. Devemos fazer a reciclagem.

Não queimar as árvores. Não fazer fogueiras. Não gastar papel à toa.

Nur ein Baum/Eimmal kahl – Eimmel nit Blättern.

Tradução: Apenas uma árvore/Às vezes careca- Às vezes com folhas.”

Escola Secundária Fernando Namora

” Devemos proteger as florestas dos fogos, que queimam as árvores, as casas, os animais e deixam as pessoas sem casa. Devemos manter as florestas limpas. Temos de proteger as árvores porque elas são importantes: dão-nos frutos, sombra e oxigénio. Todos juntos devemos ensinar os crescidos a proteger as florestas.”

Jardim de Infância n.º 2 Brandoa

“Não pisar as plantas nos jardins;

Não deitar lixo para o chão;

Não fazer fogueira nos espaços verdes ou florestais;

Limpar as áreas florestais;

Não arrancar as plantas;

Evitar o corte excessivo das árvores e plantar árvores novas.”

Jardim de Infância n.º 2 Brandoa

“Apesar de não termos uma floresta na Amadora, consideramos que todas as florestas, não só de Portugal, mas do mundo são nossas. Vivemos como um todo e sem elas não estaríamos cá, pois são essenciais à vida. Para aumentar e melhorar a qualidade de uma das suas pequenas partes, solicitamos:

  • Reposição das árvores cortadas;
  • Conservar e limpar os parques da Amadora;
  • Ocupar os espaços sem donos e/ou abandonados, com espaços de bem-estar e lazer;
  • Construir ciclovias à volta das escolas;
  • Aumento do n.º de ecopontos, acompanhados de pontos de eletrões, para reduzir a poluição.”
EB 2,3 Roque Gameiro

” Que no futuro a Amadora tenha por cada prédio uma área verde a florescer.”

Escola Secundária da Amadora

” – Preservar os espaços verdes

– Plantação de árvores autóctones

– Limpeza e conservação da Ribeira de Carenque – Nós comprometemo-nos a colaborar

– Continuação da atividade “A horta pedagógica”.”

EB 2,3 D. Francisco Manuel de Melo

” As árvores são a nossa vida

As árvores são a nossa respiração

Temos que tomar uma medida

Para arranjar uma solução.

Se no futuro não queres morrer, a floresta tens de proteger.

Comprometemo-nos a limpar as florestas sempre que for possível.

Gostaríamos de ver mais árvores na escola.

Escola Secundária Seomara da Costa Primo

” No âmbito da preservação ambiental, este Regimento compromete-se em cumprir a Política Ambiental Nacional, contribuir para a proteção do meio Ambiente e contribuir para o desenvolvimento sustentável, zelando continuamente pela melhoria do plano Ambiental. Comprometemo-nos também em passar este testemunho à Escola.”

Regimento de Lanceiros n.º2

” A floresta é nossa amiga  A floresta é vida

Não a podemos queimar  Temos de a proteger

Não a vamos destruir  Basta o lixo reciclar

Vamos todos colaborar  E não a deixar arder.

Juntos prometemos a floresta proteger e o ambiente preservar.”

EB1/JI Brandoa

” A floresta é nossa amiga                 Não atear fogos                                                 Cuida da tua floresta

Temos de a proteger                         Nem as árvores arrancar                                   Não deixes que a tratem mal

Fazer tudo certinho                          Limpar o lixo das matas                                      É a obrigação de todos

Sabem como proceder.                   É o que deves lembrar.                                       É a nossa amiga especial!

Também nós vamos a floresta proteger,

Para melhor podermos viver!!! “

EB1 Artur Martinho Simões

” Na zona exterior à Escola Miguel Torga existem poucas árvores que estão pequenas e mal tratadas. A CMA deve tratar e fertilizar as árvores para elas crescerem saudáveis e proporcionarem sombras e atividades de lazer à população do Casal de São Brás.”

Agrupamento de Escolas Miguel Torga

” No princípio da Primavera de 2018 esperamos que este novo Espaço seja conservado por todos em benefício da População em geral, que o município da Amadora confirme a aposta num futuro sustentável.”

Junta de Freguesia de Mina de Água

“Quiseram associar-se a este evento do meio ambiente do novo pulmão da cidade da Amadora, freguesia da Mina, neste dia lindo de Primavera, juntamente com muitas crianças. Esperamos que os munícipes saibam manter e conservar este Espaço.”

ASSORPIM, Associação dos Reformados e Pensionistas e Idosos da Amadora

” Cumprimento integral e gradual dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, alertar e cumprir com a adaptação do concelho às alterações climáticas que o acordo de Paris exige.”

Câmara Municipal da Amadora

Momentos |

 

 

 

 

Ecos |

Avaliação |

Recorreu-se à realização de questionários junto dos coordenadores Eco-Escolas, como forma de avaliação da atividade. Os resultados obtidos junto destes foi muito positivo, com a grande maioria a considerar a iniciativa como muito boa, superando inclusivamente as expetativas de ¼ deste adultos. O impacte da iniciativa nos discentes terá sido muito significativo, pois a grande maioria dos coordenadores Eco-Escolas assinala que a Rota pela Floresta em muito terá contribuído, não só para despertar os alunos para a importância da proteção da floresta e espaços verdes urbanos, mas também para motivá-los para essa proteção.

O preenchimento do Pergaminho de Compromissos, a assinatura do nome da escola na Bandeira da Rota  e a participação das entidades locais na Rota pela Floresta foram avaliados como muito importantes pela grande generalidade dos coordenadores Eco-Escolas, mas é a participação da escola na atividade dinamizada pela CM da Amadora em espaço verde urbano (Plantação, Percurso em Espaço Público), que se destaca por ser assinalada como muito importante pela quase totalidade.

Assim o balanço da iniciativa Rota pela Floresta é feito de forma muito positiva, quer pela satisfação dos participantes na mesma e aspetos desenvolvidos no seu decurso, quer pelo impacte na perceção dos alunos e seus comportamentos com vista à proteção da floresta e espaços verdes urbanos.

Apoios |

PSP – Escola Segura, Regimento de Lanceiros n.º2, Juntas de freguesia de Alfragide, das Águas Livres, da Encosta do Sol e da Mina de Água.