Município de Gondomar

Rota pela Floresta

Data |

Maio e Junho de 2018

Entidades envolvidas |

– Agrupamentos de Escolas: Nº1 de Gondomar; Rio Tinto; Rio Tinto 3; Infanta D. Mafalda; Valbom; S. Pedro da Cova; Santa Bárbara; Pedrouços; Júlio Dinis
– Escola Secundária de S. Pedro da Cova
– Colégio Liceal Paulo VI
– Junta de Freguesia de Rio Tinto e de Baguim do Monte.

 

Mapa |

Breve descrição |

1ª FASE – A Rota Pela Floresta em Gondomar/Pergaminhos Digitais 

Iniciou no dia 9 de maio de 2018 através da circulação dos pergaminhos digitais por todos os Eco-estabelecimentos de ensino do Município.

 2ª FASE- Rota Pela Floresta em Gondomar/Dia dos Compromissos (fotos)

Dia dos Compromissos

No dia 04 de junho de 2018 teve lugar a cerimónia de entrega dos Testemunhos ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Dr. Marco Martins.

120 alunos representaram os Eco-Agrupamentos.

3ª FASE – Rota Pela Floresta em Gondomar/Parque Urbano de Rio Tinto (fotos)

Parque Urbano de Rio Tinto

Inaugurado no dia 21 de junho de 2018 com a presença de mais de 600 alunos dos 12 Estabelecimentos de ensino do Município de Gondomar.

Nesse dia os alunos plantaram árvores e comprometeram-se a apadrinha-las, percorreram o parque e brincaram nos divertimentos.

Sugestões e compromissos |

 

“Comprar produtos biológicos e incentivar a minha família e amigos para o fazer. Protegemos a nossa saúde e a saúde do nosso planeta.”

“Na sequência da lei sobre a limpeza das matas, vamos divulgar que a limpeza não inclui cortar todas as árvores.”

“Vamos divulgar pela comunidade que as tradicionais giestas de flor amarela são infestivas, uma inimiga da floresta autóctone.”

“Vou utilizar papel reciclado, vou aproveitar melhor os meus cadernos.”

Escola Secundária de Rio Tinto

“Vigilância contra incêndios.”

“Sugerem à Autarquia o reforço da plantação das espécies autóctones no concelho”

“A Autarquia deve promover a realização de ações de sensibilização para a população para a importância da preservação das espécies autóctones”

“Criar mais áreas protegidas.”

“Criar um espaço próprio para quadcross e motocross.”

“Fazer a rega das plantas frequentemente.”

Agrupamento de escolas de São Pedro da Cova

“Temos como principal objetivo o de agir pela proteção dos ecossistemas existentes, com particular enfoque na floresta, logo procuramos contribuir para o desenvolvimento sustentável uma vez que há riscos de sustentabilidade que afetam o planeta e, em particular, o ser humano. O cidadão do século XXI deve agir num contexto de emergência da ação para o desenvolvimento, fundado numa ação Global. Desenvolver no aluno uma Cidadania e participação ativa e crítica – demonstrando respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor e crítico, conforme o Perfil do Aluno.”

 

Escola Básica de Alvarinha

“Replantar árvores nas florestas, sempre que se abate para a indústria de papel ou madeiras; prevenir os incêndios da floresta fazendo limpezas permanentes ao longo do ano; evitar a utilização de transportes privados.”

 

Escola Básica da Boavista

“A escola tem como principal objetivo o de agir pela proteção dos ecossistemas existentes com particular enfoque na floresta. As atividades já desenvolvidas e as futuras visam promover a mobilidade sustentável e, pôr em prática o exercício de cidadania alertandopara os direitos, deveres e responsabilidades de cada um em prol de um planeta mais saudável.“

 

EB1/ JI Bela Vista e JI de Santa Bárbara

“Sensibilizar a comunidade educativa para a proteção da floresta – envio de marcadores de livros, construídos pelas crianças, para as famílias.“

 

Jardim de Infância da Venda Nova

Momentos |

 

 

 

Ecos |

Avaliação |

Os objetivos delineados foram alcançados. Houve grande envolvimento  por parte de toda a comunidade educativa.  Para além da sensibilização para a questão da temática da preservação e valorização da  floresta e dos espaços verdes locais,  foi dado grande relevo à necessidade de proteção dos ecossistemas e da mobilidade sustentável.

Apoios |

Não tem.