Município de Praia da Vitória
Rota pela FlorestaData |
03 a 31 de janeiro de 2018
Entidades envolvidas |
– Escola Básica e Integrada dos Biscoitos
– EBI/JI Irmãos Goulart
– Divertiláxia
– Escola Secundária Vitorino Nemésio
– Parque Natural da Ilha Terceira
– Serviços Florestais da Terceira
– Câmara Municipal da Praia da Vitória
Breve descrição |
Participaram na Rota pela Floresta as 4 eco-escolas do município. Cada escola no espaço de uma semana desenvolveu as seguintes atividades: visita a uma mancha de floresta natural; plantação de espécies endémicas no espaço da escola; o Jardim de Infância “Divertiláxia” fez a plantação no espaço verde junto ao Parque Infantil do Paul; elaboração do compromisso, e respetiva inscrição no pergaminho; passagem de testemunho à escola seguinte; e angariação de materiais a enviar à Escola de Midões, destruída em consequência dos incêndios florestais de 2017.
Sugestões e compromissos |
“Ação de Sensibilização em relação às plantas invasoras da Costa dos Biscoitos; Ação de Sensibilização em relação às plantas endémicas; Extensão do jardim das plantas endémicas da nossa escola; plantação de plantas no parque infantil dos Biscoitos de modo a criar sombra – sugestão criar parreiras com videiras”
“Os meninos e meninas da eco-escola do jardim de infância comprometem-se a ensinar as pessoas a cuidar das plantas e o nome das plantas endémicas e das plantas invasoras”.
“As crianças do JI Divertiláxia comprometem-se a criar, nas suas famílias ECOFAMILIAS. As Ecofamilias comprometem-se também a proteger e cuidar do Ambiente através: da poupança dos recursos: água, energia e gás; reciclagem; proteção da zona do Paul: plantas endémicas que as crianças plantaram”.
“Criar um Eco-Conselho na nossa Escola; realizar uma auditoria ambiental; elaborar um eco-código; participar ativamente na campanha SOS Cagarros; fazer um plantio de espécies endémicas na nossa escola; participar na campanha Geração Depositrão; fazer uma eco-horta na nossa escola; fazer um trilho pedestre interpretativo do parque natural da Ilha Terceira com a comunidade escolar; visitar e interpretar as zonas húmidas da faixa litoral do Concelho da Praia da Vitória”.
Ecos |
Avaliação |
Recorreu-se à apresentação pública do testemunho de cada escola por parte dos alunos envolvidos como forma de avaliação da atividade. Como resultado desta avaliação, foram obtidos os seguintes resultados:-os alunos mostraram dominar o conceito de espécie endémica e espécie invasora sabendo mesmo o nome de algumas espécies; mostraram conhecer o seu compromisso; enriquecimento dos espaços verdes de cada uma das escolas participantes e do Paul da Praia com uma coleção de 6 espécies endémicas (tamujo, dragoeiro, pau branco, ginjeira, folhado, uva da serra).
Apoios |
Não tem