Município de Estarreja
Rota pela FlorestaData |
22 de Novembro a 30 de Novembro de 2017
Entidades envolvidas |
– Bombeiros Voluntários de Estarreja
– Sociedade Columbófila de Estarreja
– Escola EB1 Cabeças
– Escola EB1 Pinheiro
– Escola Pe. Donaciano Abreu Freire
– Escola EB1 Mato
– Escola EB1 Congosta e Visconde de Salreu
Breve descrição |
Plantação coletiva de 14 árvores, uma por cada turma. Freixo, tulipeiro, gingo, aveleira, teixo, abeto e cedro, no Arboreto do Antuã (Parque Municipal do Antuã) e no BioRia em Salreu-os alunos tiveram ainda a oportunidade de fazer um passeio em carro elétrico e perceber a importância de controlar o típico desenvolvimento rápido de espécies infestantes exóticas após a ocorrência de incêndios, que no mês de outubro 2017 atingiram o percurso de Salreu.
A Aveleira foi a espécie em destaque com a degustação do seu fruto-a avelã, a auscultação de um conto e estudo do seu “cartão de cidadão”.
Uma ação catalisadora de sinergias entre as escolas, entidades e a autarquia com o principal objetivo de agir pela proteção dos ecossistemas do município.
Estiveram envolvidas: 311 crianças e 50 adultos.
“Nas notícias vimos que morreram muitas árvores nos incêndios; temos que plantar mais árvores. Temos que continuar a reciclar o papel da nossa sala, para fazer papel novo e não precisar de cortar muitas árvores.”
“Vamos plantar e cuidar das árvores para um dia não faltar.”
“Temos de proteger o nosso planeta. Não podemos matar as plantas e os golfinhos. Temos de poupar água.”
“É com alegria e enorme esperança nesta juventude que assistimos às primeiras lições práticas de como plantar e cuidar das árvores. É estimulante saber que os adultos se interessam por transmitir aos vindouros o amor que devem dedicar à floresta.”
“Não pisar as árvores, tomar conta delas e regar. Proteger a floresta. Vamos plantar árvores e vamos todos poupar água.”
“Não devemos gastar muita água para os lagos, os rios e as praias ficarem sem água. Nós plantámos uma árvore autóctone que se chama “Aveleira” para a nossa floresta ficar mais cheia e mais linda.”
“Temos que lhe dar amor e carinho para as árvores não morrerem. Pusemos terra e água e não as podemos cortar. Temos que tomar conta delas, nós queremos um planeta bonito e saudável.“
“Queremos ajudar o planeta, plantar uma árvore para nos dar oxigénio. Queremos ser amigos do ambiente e faremos isso na nossa escola.”
“Vamos ajudar o planeta Terra plantando árvores. Não deitamos lixo no chão, vamos continuar a reciclar. Não fazer fogueiras no chão e não deitamos lixo para o mar.”
“Se prometermos fazer isto tudo teremos uma Terra Mágica para o trenó.”
“Sempre que virmos fogo perto de uma floresta vamos chamar bombeiros. Não vamos fazer fogo na floresta.”
“Não vamos por lixo nas florestas.”
“Somos amigos da floresta! Hoje plantámos uma árvore (Aveleira)!.”
“Vamos ser amiga da floresta.”
“Não vamos por lixo no chão, depois dos lanches/piqueniques.”
“Vamos ter cuidado para não partir os ramos das árvores, não trepar nem baloiçar.”
“Quando virmos fumo, chamamos os bombeiros, ligamos o 112.”
“Pedir árvores ao Pai Natal para plantar na floresta porque os incêndios queimaram muito.”
“Pôr folhas, cascas de fruta e vegetais no compostor para depois pôr na terra e alimentar as plantas.”
“Vamos separar o lixo, reciclar e reutilizar.”
“Não vamos por lixo nos rios e no mar.”
“A columbofilia é o segundo desporto mais popular no nosso país.”
“Considerado um desporto saudável, esta sociedade compromete-se diariamente a trazer medidas sustentáveis nas suas atividades e continuar a colaborar nas atividades da autarquia nessa âmbito.”
Ecos |
Avaliação |
Os objetivos que se pretendiam alcançar foram atingidos. Houve grande envolvimento por parte das escolas, professores e alunos. Para além da sensibilização para a questão da temática da preservação e valorização da floresta foi dado grande enfoque à necessidade de proteção dos ecossistemas envolventes alertando para a importância da fauna e da flora.
Apoios |
Não tem.