Município de Aljustrel
Rota pela FlorestaData |
19 a 23 de Março de 2018
Entidades envolvidas |
– Escola Básica de Aljustrel
– JI e EB1 Messejana
– JI e EB1 Rio de Moinhos
– JI e EB1 Montes Velhos
– EB 2,3 e Escola Secundária de Aljustrel
– Jardim de Infância A Borboleta
– CAPI
– Junta de Freguesia S. João de Negrilhos
– União de freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos
– Junta de freguesia de Messejana
– GNR
– Bombeiros Voluntário de Aljustrel
– Secção de BTT-CRIRA
– Empresa ALMINA
– Empresa EPDM
– Empresa ORICA
Breve descrição |
A Rota decorreu de 19 a 23 de março tendo a participação de todas as escolas do concelho bem como agentes da sociedade civil. Em todas as freguesias foi realizado um percurso com os alunos, previamente definido efetuando-se a passagem de testemunho pelos diferentes participantes. Foi efetuada a plantação de cerca de 250 árvores em Aljustrel pela comunidade escolar no local onde já se tinha iniciado a plantação no ano anterior no âmbito das comemorações do Dia da Floresta e da árvore. Estava também prevista a realização de 2 ações de limpeza em espaço florestal nas freguesias de Messejana e Ervidel. No total foram plantadas cerca de 300 árvores autóctones com a participação total de cerca de 600 alunos do Agrupamento de escolas de Aljustrel.
“Devemos cuidar das árvores porque elas são muito importantes.”
“Limpar o lixo das florestas; Proteger a floresta dos fogos; Não poluir a floresta; não abater árvores; proteger as espécies.”
“Sensibilizar a direção da Escola para criar mais espaços verdes e plantarem de flores e árvores para combater pragas.”
“Solicitamos à CM Serpa a criação de percursos pedestres sinalizados com a informação das espécies autóctones, promovendo a limpeza destes percursos, envolvendo também a comunidade e os turistas”.
“Propor à CM Serpa a criação de painéis informativos sobre espécies autóctones e como preservá-las”
“Sensibilizar a comunidade educativa para a proteção dos ecossistemas naturais existentes no município; sensibilizar para a importância da preservação e valorização das espécies autóctones em detrimento das espécies de cultura intensiva”
“Solicitar à CM Serpa o apoio e acompanhamento na ação de limpeza das margens do afluente do Enxóe, bem como a plantação nos espaços públicos de espécies autóctones “
“Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da preservação da floresta autóctone; Plantar árvores no recinto escolar”
“Solicitamos à CM Serpa a promoção de ações de sensibilização sobre a importância da preservação das espécies autóctones em detrimento s das espécies de cultura intensiva”
Ecos |
Avaliação |
Estava prevista a realização de 2 ações de limpeza em espaço florestal no entanto devido às condições meteorológicas as mesmas ficaram inviabilizadas. Optou-se nestas situações realizar uma plantação de árvores. Não foi efetuada uma avaliação formal no entanto através do diálogo com os alunos e professores o balanço foi extremamente positivo, referindo que se tratava de uma iniciativa bastante interessante e de louvar.
Apoios |
Município de Aljustrel, ABAE, Agrupamento de Escolas de Aljustrel, Universidade Sénior de Aljustrel, União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, J.F Messejana, J.F S. João de Negrilhos, Bombeiros Voluntários de Aljustrel, GNR.