Município de Braga
Rota pela FlorestaData |
23 de Abril a 4 de Maio de 2018
Entidades envolvidas |
– 14 Eco-Escolas
– GNR
– PSP
– Bombeiros Sapadores
– Câmara Municipal de Braga
Breve descrição |
Foi realizada a caminhada com apontamentos do que foi observado, centrando-se mais na questão das áreas verdes. Sempre que se atravessaram florestas foi chamada a atenção aos alunos para a noção de floresta autóctone, identificação das árvores e arbustos visíveis, questão da limpeza dos espaços florestais, etc.
“Zonas de floresta por limpar e a impedir a passagem pedonal, estradas sem passeios, casa com arame farpado junto ao passeio, rampas muito íngremes, passeios não adaptados para ter árvores.”
“Irregularidades nos passeios, muito trânsito automóvel, muitos buracos nos passeios, não há ciclovias, falta de caixotes do lixo, falta de passadeiras.”
“Pavimentos em mau estado, passeios esburacados, lixo nas bermas, paredes grafitadas, carros estacionados nos passeios.”
“Ausência de bermas rebaixadas para acesso a pessoas com mobilidade condicionada.”
“Falta de divertimento para pessoas/crianças com deficiência.”
“Não existe recolha do lixo no parque infantil.”
“Na deslocação encontrámos ruas sem passeios, passeios estreitos e em mau estado de conservação, falta de caixotes do lixo e falta de luz.”
“Ao longo do percurso fomos encontrando passeios com lixo, carros estacionados em cima dos passeios, dificultando a deslocação das pessoas. Verificámos também que os passeios possuem bastantes buracos”
“Ao longo do percurso encontrámos raízes nos passeios, carros estacionados nos passeios e algum lixo na via pedonal. Na ciclovia vimos as pessoas a tratarem da relva e algumas a passearem os cães e a andar de bicicleta desfrutando do bom piso e do bom tempo.”
“Ao longo do percurso vimos muito lixo nos passeios, nos jardins e na estrada. Verificamos também falta de caixotes do lixo. Os passeios tinham falhas e buracos perigosos. Os jardins não estavam cuidados e tinham ervas muito altas.”
“Durante o percurso encontrámos lixo fora do contentor, eletrodomésticos abandonados na floresta, restos de vegetação cortada e seca no caminho (risco de incêndio), plásticos e embalagens”
“Não deitar lixo para o chão, não fazer fogueiras fora do tempo estipulado.”
“Encontramos o rio poluído, algumas áreas florestais por limpar, lixo fora dos ecopontos, passeios por limpar e beira das estradas com muito lixo (plástico, papeis).”
“Falta de civismo da população, lixo perto dos ecopontos, passeios reduzidos ou ausência dos mesmos devido a obras.”
“Passeios danificados, “pinturas” em zonas não autorizadas, necessidade de locais para recolha de resíduos orgânicos, nomeadamente dejetos de cães.”
“Pastilhas elásticas coladas ao chão, canteiros não tratados, longe da zona histórica.”
Ecos |
Avaliação |
A avaliação constou de um e-mail a questionar as respetivas escolas sobre a atividade e possibilidade de melhoria mas que infelizmente não obteve respostas.
Apoios |
Pingo Doce (500 garrafas de água)