Município de Macedo de Cavaleiros

Rota pela Floresta

Data |

23 de Novembro de 2017

Entidades envolvidas |

– Associação Geoparque Terras de Cavaleiros
– Município de Macedo de Cavaleiros
– Agrupamento Vertical de Escolas
– Escuteiros (Agrupamento 602- CNE-Macedo de Cavaleiros)
– Cercimac (Cooperativa De Educação E Reabilitação De Cidadãos Inadaptados Crl Macedo de Cavaleiros)
– Santa Casa da Misericórdia

 

Mapa |

Breve descrição |

Dia 23 de novembro comemora-se o dia da Floresta autóctone e para comemorar a data realizou-se a 1ª Rota pela Floresta – Eco Escolas do município de Macedo de Cavaleiros em parceria com a Associação Geoparque Terras de Cavaleiros, e o Agrupamento Vertical de Escolas. A rota teve como principal missão a plantação de cerca de 500 árvores autóctones, entre pinheiros-mansos (Pinus pinea) e sobreiros (Quercus suber), com o objetivo de transformar a área numa floresta autóctone para que os alunos adquiram uma maior responsabilidade e consciência ambiental, participando neste projeto de intervenção local. Toda a Rota assentou na união de compromissos que todos os intervenientes (532 pessoas) assumiram para um futuro ambientalmente sustentável, e em especial para a promoção da Floresta Autóctone. Também visando a mobilidade sustentável, parte da rota foi feita a pé, e outra de autocarro.

Sugestões e compromissos |

Sugestões e compromissos |

“Comprometemo-nos a respeitar a Floresta!”

“Queremos um parque da cidade!”

“Limpar e manter limpa a floresta!”

“Preservar o meio ambiente é preservar a vida. Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Todos unidos fazemos a diferença.“

“Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo comprometem-se a não deitar lixo para o chão e cuidar da nossa floresta!”

“Os alunos do 3º ciclo e secundários comprometem-se a reduzir os sacos e embalagens de plásticos utilizados.”

Comprometemo-nos a respeitar e a preservar o Meio Ambiente!.”

Momentos |

 

 

 

Ecos |

Avaliação |

Recorreu-se a inquéritos de satisfação como forma de avaliação da atividade. Como resultado desta avaliação, foram obtidos os seguintes resultados dos 532 participantes, foram analisados 50 questionários dos quais 90% revelaram muita satisfação e 10% estavam satisfeitos. A análise dos questionários revelou que em virtude do trabalho realizado no âmbito da “Rota pela floresta”, surtiu efeito de forma bastante positiva e torna-se importante dar continuidade ao mesmo, reforçando com a plantação de árvores autóctones em mais uma área do território do Geopark Terras de Cavaleiros, incentivando e promovendo comportamentos de preservação e conservação em relação ao meio ambiente.

Apoios |

Município de Macedo de Cavaleiros.