Município de Soure

Rota pela Floresta

Data |

De 19 a 23 de Março de 2017

Entidades envolvidas |

– Jardim de Infância de Vila Nova de Anços
– Centro Escolar do Marco de Samuel (J,Inf+EB1)
– EB1 do Sobral
– Escola Básica e Secundária Martinho Árias de Soure
– Junta de Freguesia de Vila Nova de Anços
– Junta de Freguesia de Samuel
– Junta de Freguesia de Vinha da Rainha
– Junta de Freguesia de Soure
– Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure

 

 

Mapa |

Breve descrição |

A atividade de intervenção foi realizada durante cinco dias e em diferentes contextos, uma vez que as escolas envolvidas distam consideravelmente umas das outras. O percurso da Rota para a entrega dos testemunhos foi efetuado de carro e teve uma área aproximada de 40,50 km. Estiveram envolvidos um total de 180 pessoas.

Com o Jardim de Inf. De Vila Nova de Anços  jogámos um jogo pedagógico “Jogo da Glória” com questões ambientais.

No segundo dia, as crianças do Centro Escolar de Samuel, levaram-nos “À descoberta do Património Florestal e Cultural de Samuel” que consistiu num passeio pedestre entre o Centro Escolar e a Igreja de Samuel, numa ação de sensibilização para a importância da floresta e onde se deram a conhecer espécies florestais autóctones.

Com as crianças da Vinha Rainha inaugurámos a horta de aromáticas, iniciaram-se os trabalhos na horta pedagógica, plantaram-se árvores no recinto escolar e ainda houve tempo para um passeio pelas margens dos Campos do Pranto.

A EB1 do Sobral conduziu-nos “À Descoberta das Florestas Ribeirinhas” onde se enfatizou, através de um passeio pedestre entre a escola e a floresta ribeirinha do Arunca, o conhecimento de espécies florestais autóctones, bem como as características dos solos das florestas.

Por último, fomos “À Descoberta  das Zonas Florestais da Vila de Soure com a Escola Básica e Secundária de Soure, onde se deu primazia à plantação de árvores no recinto escolar e onde, mais uma vez, se sensibilizou a população para a importância da floresta. A ação culminou com  a entrega dos testemunhos ao  Sr. Presidente do Município de Soure no edifício dos Paços do Concelho.

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

 

“Plantar mais árvores autóctones.”

Jardim de Infância de Vila Nova de Anços

“Devemos preservar a natureza, plantando espécies autóctones, protegendo os animais em vias de extinção… Não devemos cortar espécies protegidas. Devemos ajudar a limpar a floresta. Devemos proteger a fauna e a flora porque nelas existem muitas riquezas que nos ajudam a viver melhor. É preciso cuidar do meio ambiente.”

Centro Escolar de Samuel

“A árvore é o ar como uma harpa a tocar; a árvore precisa de sol, água e ar e de ti para cuidar dela e dos pássaros que nela vêm morar! A árvore é amiga ajuda-me a respirar. No dia 21 de Março outra amiga vou plantar e a todos prometo que dela vou cuidar!.”

Escola 1.º CEB da Vinha da Rainha

“Não poluir a floresta e plantar mais árvores. Fazer mais reciclagem. Não poluir os rios. Poupar água e eletricidade. Não matar seres vivos em crescimento (árvores e peixes) e aqueles que estão em vias de extinção. Não usar pesticidas na agricultura. JUNTOS VAMOS PROTEGER O AMBIENTE QUE É DE TODOS!.”

Escola 1.º CEB do Sobral

“Menos eucaliptos…mais sobreiros…mais carvalhos; Dotar o recreio da escola de informação sobre as espécies arbóreas que ali se encontram. Promover e orientar saídas de campo na floresta. Cooperar com a câmara e outras entidades na reabilitação de áreas ardidas e na remoção de invasoras.”

Escola Básica e Secundária de Soure

Momentos |

 

 

 

Ecos |

Avaliação |

Recorreu-se a elaboração de um questionário como forma de avaliação da atividade nas 7 escolas.

7 em 7 classificaram-na por EXCELENTE; 7 em 7 escolas afirmam que a probabilidade de participar em futuras Rotas é de 100%.

Aspetos Positivos: O convívio/envolvimento das crianças, plantação e conhecimento de diferentes espécies de árvores/plantas, aprendizagem in loco e a diversidade de atividades.

Aspetos Negativos: As condições climatéricas (chuva) que limitaram as atividades a desenvolver.

Apoios |

Não tem.