Município de Santo Tirso
Rota pela FlorestaData |
15 de Fevereiro a 21 de Março de 2018
Entidades envolvidas |
– Escola Básica S. Martinho do Campo;
– EB Lage
– Escola Básica Quelha
– Escola Básica Olival
– Escola Básica Ribeira
– Escola Básica Ponte
– Escola Básica S. Tomé de Negrelos
– Escola Básica Vila das Aves
– Escola Básica Campinhos
– Centro Escolar de Roriz
– JI Fontainhas
– Escola Secundária D. Afonso Henriques
– Instituto Nun’Alvres
– OFICINA – Escola Profissional do INA
– Colégio de Lourdes
– Colégio de Santa Teresa de Jesus
– Jardim Escola João de Deus
– Escola Profissional de Serviços de Cidenai
– Centro Escolar da Ermida
– Escola Secundária Tomaz Pelayo
– Escola Profissional Agrícola Conde São Bento
– Junta de Freguesia Além Rio
– Junta de Freguesia Reguenga
– CRE Porto
– Associação de Silvicultores do Vale do Ave
Mapa |
Breve descrição |
Os testemunhos passaram pelos 21 estabelecimentos de ensino aderentes, entre os dias 15 de fevereiro e 16 de março.
No dia 21 de março (Dia internacional das Florestas) teve lugar uma Cerimónia de Encerramento da rota intitulada “Árvores que respiram… e inspiram”, no Parque do Ribeiro do Matadouro, Santo Tirso, pelas 10h00, com a presença de todas as escolas participantes e demais Entidades apoiantes.
“Plantar mais árvores, melhorar os acessos à floresta”
“Lançar sementes de árvores, ordenar a floresta”
“Limpar e não sujar a floresta, haver ecopontos nos locais de merendas”
“Não incendiar, nem levar fósforos para a floresta”
“Lemos o poema “Oração da Árvore” de Veiga Simões”
“Promover a reflorestação, reabilitar áreas florestais degradadas”
“Promover a reciclagem de jornais, revistas e papéis usados, menos árvores serão derrubadas.”
“Criar regras para promover uma utilização eficiente da floresta.”
“Limpar as florestas.”
“Criar zonas de vigilância (brigadas) para alertar em caso de incêndio.”
“Quando se fizer um piquenique não abandonar o lixo, recolher e depositar nos locais e contentores próprios. Deixar a floresta com a encontrou ou melhor.”
“Reflorestação com plantas autóctones.”
“Não colher ou estragar plantas numa floresta ou qualquer espaço verde.”
“Não cortar as árvores porque leva a que o oxigénio comece a reduzir.”
“Limpar as matas para que não haja tantos incêndios.“
“Não fazer fogueiras nas matas porque vai destruir a fauna e a flora dessa região.”
“Devemos plantar mais plantas para aumentar a nossa flora.”
“Evitar ao máximo os produtos químicos.”
“Reutilizar o mais possível o papel usado como folhas de rascunho. Poupamos assim as árvores.”
“Não arrancar flores nem partir ramos das árvores.”
“Não fazer queimadas próximas das florestas.”
“Replantar árvores cortadas ou queimadas.”
“Manter a floresta mais limpa apanhando do chão o lixo e colocando-o nos locais próprios.”
“Poupar e reutilizar papel sempre que se puder.”
“Regar as plantas do meu jardim.”
“Não devemos deitar lixo nas florestas e devemos promover a sua limpeza.”
“Devemos cuidar e regar as plantas.”
“Por cada árvore abatida, plantar outra.”
“Não devemos desperdiçar papel, pois assim corta-se menos árvores.”
“Se circular de carro não atirar fósforos nem pontas de cigarro pela janela.”
“Pesquisar sobre a biodiversidade das florestas, de forma a aprender mais sobre este importante recurso ambiental.”
“Organizar caminhadas Eco-Solidárias, com recolha de resíduos e ações de reflorestação.”
“Reutilizar e reciclar materiais, de forma a promover a poupança dos recursos.”
“Consciencializar para a importância dos 5R´s (reciclar, reutilizar, reduzir, responsabilizar e respeitar).”
“Desenvolver terrários e jardins (zonas verdes)l”
“Cada aluno semear uma bolota de sobreiro em casa para descortiçar com os seus filhos.”
“Propor à Câmara Municipal a construção de churrasqueiras nos parques florestais.”
“Criar um viveiro de árvores na escola para todos os anos oferecer à população.”
“Plantar apenas árvores autóctones.”
“Criar um pomar para benefício da escola.”
“Sensibilizar todas as pessoas para cuidar do ambiente e da floresta.”
“Mottainai é uma palavra japonesa de difícil tradução para português. É mais uma filosofia que uma palavra e reflecte-se em vários conceitos como : reduzir, reutilizar, reciclar e reparar. Apesar dos suportes digitais de documentos e bases de dados se terem generalizado o consumo de papel tem aumentado o que não deixa de ser um contra-senso. Sê mais digital e usa o Google em modo black.”
“Reabilitar (despoluir) o Rio Ave e Vizela.”
“A escola devia usar energias renováveis (painéis solares).”
“Plantar mais árvores de fruto na escola para usá-las na nossa alimentação (por exemplo: sumos, compotas e marmeladas) e também para criar alimentos para as aves e outros animais selvagens.”
“Replantar árvores nos locais de incêndios.”
“Deitar lixo nos ecopontos respetivos.”
“Não destruir os habitats naturais.”
“Uma árvore é um amigo.”
“Temos que manter a floresta limpa, queremos uma floresta viva e verde.”
“Árvore amiga obtida por tudo o que nos dás.”
“Vamos mudar a história. Para a floresta mais bonita ficar queremos a floresta viva mais verde e amiga e vamos brincar.”
“Nunca maltrates uma árvore a quem tudo nós devemos desde a macieira da porta ao lápis com que escrevemos.”
“Deitar lixo nos ecopontos respetivos.”
“Não destruir os habitats naturais.”
“Verificar se no percurso casa/escola as matas estão devidamente limpas.”
“Monitorizar as árvores da escola para evitar que fiquem infestadas pelo bicho do pinheiro e por ninhos de abelhas asiáticas, ou outras pragas.”
“Promover a renovação da floresta, divulgando o lema “árvore abatida, árvore substituída”.”
“Criação de um parque de merendas com espaço.”
“Aumentar o número de árvores no passadiço e na margem do Rio Ave.”
“Criar uma ação de florestação numa das zonas ardidas no município.”
“Utilizar as plantas do viveiro do Instituto Nun´Alvres em ações de reflorestação de áreas ardidas no concelho.”
“Implementar no concelho ações para eliminar invasoras das nossas florestas através do arranque e abate.”
“Dinamizar o voluntariado escolar em prol dos rios e das florestas com apoio ás suas inciativas.”
“Campanha de informação junto às populações sobre espécies invasoras mais comuns e com maiores impactes nas nossas florestas e biodiversidades.”
“Participar nas campanhas de identificação, mapeamento e erradicação das espécies invasoras.”
“Ser voluntário nas iniciativas de reflorestação de espécies autóctones no município”
“Fazer e manter um viveiro de espécies autóctones na escola.”
“Fazer filmes, reportagens e publicidade para a necessidade de proteger as espécies autóctones e sensibilizar as pessoas.”
“Colocar pontos de vigia nas florestas.”
“Construir viveiros de plantas autóctones nas escolas e em locais públicos.”
“Criar parques para piqueniques em todas as cidades , com plantas autóctones.”
“Organizar festas/feiras municipais para vender plantas autóctones e os seus produtos.”
“Decorar as ruas, as praças e jardins das cidades com plantas autóctones.”
“Organizar passeios, caminhadas e convívios nas florestas dos concelhos.”
“Envolver os alunos na sensibilização e educação ambiental do meio social.”
“Aumentar a vivência dos alunos em espaços verdes, de modo a promover o conhecimento, respeito e sentimento de proteção pela floresta.”
“Diminuir o consumo de papel e promover a reciclagem do mesmo.”
“Promover o voluntariado para ações de limpeza e reflorestação”
“Conhecer os riscos inerentes á redução da biodiversidade.”
“Queres reduzir o CO2 e aumentar o O2? Então planta uma árvore!.”
“EU AMO A NATUREZA! ELA FAZ PARTE DE MIM.”
“Promover ações de limpeza e reflorestação das matas do concelho, passando a envolver mais as escolas e a comunidade local.”
“Criar viveiros de plantas autóctones nas escolas e, posteriormente,acompanhar o crescimento das plantas, apadrinhar uma árvore e criar um cartão de identidade.”
“Sensibilizar a população do concelho para uma melhor reciclagem de materiais em particular, as aldeias e vilas onde ainda se coloca nas matas muitos “monstros”.”
“Utilizar restos orgânicos, como cascas de fruta, legumes e folhas para adubar as plantas, pois além de enriquecer o solo, reduz o lixo que será recolhido.”
“Economizar papel, utilizando-o dos dois lados, evitando assim o desmatamento de florestas.”
“Sensibilizar a população do concelho para uma melhor reciclagem de materiais em particular, as aldeias e vilas onde ainda se coloca nas matas muitos “monstros”.”
“Preservar espaços verdes.”
“Reutilizar papel.”
“Cada escola devia organizar uma caminhada à floresta para plantar árvores.”
“Limpar florestas.”
“A nossa escola compromete-se a plantar árvores.”
“Proteger a floresta para sorrir e bem respirar.”
“É preciso limpar as matas e plantar árvores.”
“Evitar comportamentos de risco para não haver incêndios.”
“Ser bom cidadão é o nosso lema e a nossa obrigação.”
“Implementar uma política florestal baseada na utilização de espécies autóctones.”
“Aumentar a fiscalização da floresta na época do verão.”
“Reconversão do povoamento instalado em condições ecologicamente desajustadas.”
“Desenvolver ações de sensibilização da população sobre prevenção de incêndios.”
“Promover o voluntariado para ações de limpeza e reflorestação.”
“Envolver os alunos na sensibilização e educação ambiental do meio social.”
“Icentivar à compostagem.”
“Desenvolver competências de cidadania ambiental na população.”
Ecos |
Avaliação |
Os objetivos que se pretendiam alcançar foram atingidos. Houve grande envolvimento por parte das escolas, professores e alunos. Para além da sensibilização para a questão da temática da preservação e valorização da floresta foi dado grande enfoque à necessidade de proteção dos ecossistemas envolventes alertando para a importância da fauna e da flora.
Apoios |
Associação de Silvicultores do Vale do Ave/Equipa de Sapadores Florestais de Santo Tirso