Município de Serpa
Rota pela FlorestaData |
8 de Março a 16 de Abril de 2018
Entidades envolvidas |
– Câmara Municipal de Serpa
– Juntas de Freguesia e Escola Básica 2,3 de Vila Nova de S. Bento
– Escola Básica 2,3 Abade Correia da Serra
– Escola Básica Integrada de Pias
– Escola Secundária de Serpa
– Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa
Breve descrição |
O Município de Serpa em parceria com as 5 Eco-Escolas do concelho e Juntas de Freguesia, realizou de 8 de Março a 16 de Abril várias atividades em torno da preservação da floresta e da mobilidade sustentável. Atendendo que no nosso concelho não existem grandes extensões de floresta e apenas espécies autóctones como a azinheira, sobreiro e olival tradicional, as atividades desenvolvidas foram essencialmente direcionadas para estas espécies. Os alunos efetuaram plantação de árvores nos recintos exteriores das escolas bem como atividades pedonais e de bicicleta por zonas de montado e olival com vista à sensibilização dos participantes para a mobilidade sustentável e a importância da preservação do meio envolvente destes eco sistemas.
Ao longo deste período as Escolas realizaram as seguintes atividades:
EB 2,3 de Vila Nova de S. Bento – Plantação de Figueiras da Índia e de outras árvores no recinto da Escola; caminhada entre Vila Nova de S. Bento té ao Cruzeiro; passagem de testemunho para a EB 2,3 Abade Correia da Serra.
Escola Básica 2,3 Abade Correia da Serra – Circuito dendrológico pelas artérias da cidade; Caminhada “Pela Daúde e Ambiente”; Cerimónia de Hastear da Bandeira; passagem de testemunho para a escola Básica Integrada de Pias.
Escola Básica Integrada de Pias: – Caminhada por caminhos de montado e olival tradicional; plantação de bolotas germinadas na Eco-Horta; plantação de sobreiro no recinto da escola; passagem d e testemunho para a Escola Secundária de Serpa.
Alunos da Escola Secundária de Serpa – Passeio de BTT; Ação de limpeza de depósito d e pneus ma margem do afluente do Enxoé; passagem de testemunho para a Escola profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.
Alunos da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa – Passeio de BTT até à zona dos açudes do monho da Amendoeira (Rio Guadiana) seguida de uma ação de limpeza dos espaço envolvente e uma sessão de sensibilização sobre a importância da preservação e conservação das espécies e do ecossistema e sobre a erradicação e arranque de infestantes; Entrega de testemunho na Câmara Municipal de Serpa.
“A escola compromete-se a limpar os espaços exteriores por forma a evitar focos de incêndio; Os alunos comprometem-se a plantar árvores no recinto da escola, limpar os matos, o lixo nos terrenos pertencentes à Junta de freguesia, ser vigilante da floresta para a ocorrência de focos de incêndio; dar comida aos animais selvagens; não utilizar pesticidas e herbicidas; não deitar lixo para a floresta.”
“Promover com outras entidades campanhas de sensibilização para a preservação das espécies autóctones” – “As entidades públicas deverão melhorar os acessos às zonas de montado.”
“A Autarquia deve reforçar a plantação de espécies autóctones no concelho e deve promover a realização de ações de sensibilização para a população para a importância das espécies autóctones.”
“Comprometem-se a limpar o recinto escolar com a periodicidade regular; Decorar os canteiros da escola com mensagens alusivas à proteção do meio ambiente; Elaborar folhetos com propostas de sensibilização à população; Construção do Jogo “Quantos queres” com perguntas relacionadas com o meio ambiente.; Identificar espécies arbóreas e arbustivas no recinto escolar, Circuito dendrológico para identificação de espécies arbóreas na área envolvente da escola e na cidade.”
“Sugerem à Autarquia o reforço da plantação das espécies autóctones no concelho”
“A Autarquia deve promover a realização de ações de sensibilização para a população para a importância da preservação das espécies autóctones”
“Sensibilizar a direção da Escola para criar mais espaços verdes e plantarem de flores e árvores para combater pragas.”
“Solicitamos à CM Serpa a criação de percursos pedestres sinalizados com a informação das espécies autóctones, promovendo a limpeza destes percursos, envolvendo também a comunidade e os turistas.”
“Propor à CM Serpa a criação de painéis informativos sobre espécies autóctones e como preservá-las.”
“Sensibilizar a comunidade educativa para a proteção dos ecossistemas naturais existentes no município; sensibilizar para a importância da preservação e valorização das espécies autóctones em detrimento das espécies de cultura intensiva.”
“Solicitar à CM Serpa o apoio e acompanhamento na ação de limpeza das margens do afluente do Enxóe, bem como a plantação nos espaços públicos de espécies autóctones.“
“Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da preservação da floresta autóctone; Plantar árvores no recinto escolar.”
“Solicitamos à CM Serpa a promoção de ações de sensibilização sobre a importância da preservação das espécies autóctones em detrimento das das espécies de cultura intensiva.”
Ecos |
Avaliação |
Os objetivos que se pretendiam alcançar foram atingidos. Houve grande envolvimento por parte das escolas, professores e alunos. Para além da sensibilização para a questão da temática da preservação e valorização da floresta foi dado grande enfoque à necessidade de proteção dos ecossistemas envolventes alertando para a importância da fauna e da flora.
Apoios |
Não tem.